sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em modo de apresentação...

Após cerca de 48 anos de investigação continua sobre história militar no geral e principalmente portuguesa, dei-me a interrogar-me sobre o destino a dar a todo o meu trabalho de recolha, de execução de textos e demais documentação que acumulei ao longo de todas essas décadas.


Dos meus trabalhos, publicaram-se alguns livros (ao todo 10), centenas de artigos (só no Jornal do Exército ultrapassaram os 300 e no ex-site "Viriatus" algumas dezenas), diversas comunicações, trabalhos, etc. Contudo, a grande maioria contínua inédita, textos das mais diversas temáticas militares, abundante iconografia e muitos desenhos originais feitos por mim ou a meu pedido a diversos artistas e ilustradores. O meu arquivo, além de ser dedicado ao Exército não se esgota aí, pois também dele fazem parte a Armada, a Força Aérea, a G.N.R., a P.S.P., a Guarda Fiscal e muitos, mas mesmo muitos outros organismos do Continente e Ultramar.

Embora esteja nos meus intentos, um dia (não sei quando) colocar em depósito no Arquivo Histórico Militar todo o meu acervo, mas até à chegada dessa ocasião, tomei a decisão de abrir o meu arquivo ao público. Tal propósito levou-me às seguintes interrogações: qual seria o melhor método de chegar a todos os interessados? Por meio de publicações (livros)? Isso seria algo dispendioso e não ficaria ao alcance de qualquer bolsa, a deficiente distribuição pelo País e a maioria das editoras não estão sensibilizadas e vocacionadas para este género de temas. Artigos em revistas ou boletins da especialidade? Seria o mais acessível e as mesmas mostraram-se interessadas, mas existia o problema do espaço ser pouco (uma a três páginas) sendo a sua periodicidade bastante grande (mensal, bimestral, trimestral, etc.). Nunca mais acabaria...

Foi então que coloquei como meta uma determinada situação da minha vida e esta é chegada. Decidi-me pela Internet, criando um blogue, uma vez que por este meio poderei chegar a todos e cada um, por sua vez, poderá seleccionar, para si aquilo que mais lhe poderá interessar do que irei editar. Os grandes inconvenientes são: as limitações que um blogue nos proporciona e as minhas limitações informáticas... Mas o que efectivamente mais me interessa é a divulgação dos conteúdos do meu arquivo referentes à nossa História Militar e fornecer essas informações ao maior número possível de pessoas e por um meio  eficaz e acessível. Se o objectivo a que me proponho for conseguido, já me dou por muito feliz e por bem empregue todas estas décadas a que me dediquei a este tão apaixonante tema.

Para já fica a promessa de que três ou mais vezes por semana haverá novidades sobre: uniformes, organização, armamento, equipamento, biografias, monografias, compilações de textos interessantes e de relevo, ordens e leis militares, etc., etc.. Embora o meu arquivo esteja organizado por ordem cronológica a sua divulgação irá ser feita de um modo aleatório, afim de se poder variar as épocas captando os vários interesses de cada um dos leitores e por consequência tornar-se mais dinâmica.

Para finalizar, resta apenas agradecer as vossas visitas e que elas vos proporcionem momentos de satisfação, prazer e muito principalmente forneça pistas para virem a poder desenvolver algum trabalho sobre os temas aqui apresentados e se assim o entenderem podem tornar-se "seguidores" sendo, por isso, avisados sempre que se colocar algo de novo neste blogue que foi inteiramente feito a pensar em todos vós. Obrigado.

1 comentário:

  1. Excelente ideia, caro MARR
    Dedico-me aos distintivos de Unidades do Ultramar, e optei por coloca-los no Guerra do Ultramar-Terraweb, pois o volume de imagens é enorme.
    Atenciosamente, sou ao dispor
    CC

    ResponderEliminar